top of page

Monitor, Guia ou Educador?

  • esthesiscultural
  • 3 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jan. de 2024

Monitor, guia turístico e educador são três profissionais distintos que desempenham funções diferentes em contextos diversos. Aqui na Esthesis EduCultural não prestamos serviços de monitor e guia, mas sim como educadores/mediadores.

Você sabe como atua cada um desses profissionais? Vamos definir cada um deles e destacar suas principais diferenças:


MONITOR:


O monitor profissional é aquele responsável por orientar e acompanhar as práticas esportivas e outras disciplinas. Quando recorremos à palavra “monitoramento”, que em suma é observar, de forma a garantir o acompanhamento, a segurança e a normalidade de determinada situação, constatando qualquer anormalidade, fica mais fácil entendermos o papel de um monitor.


Como exemplo, posso citar o monitor de acampamento, que em geral, são aqueles jovens legais e animados que organizam várias atividades esportivas e que ficam o tempo todo cuidando dos participantes.

Um termo conhecido em exposições é o “monitor de obra”, um misto de orientador, monitor e educador que tem como função salvaguardar e mediar as obras de um espaço limitado, geralmente a sala ou instalação de um artista.


monitor organizando atividade de brincadeira

GUIA:


Esse profissional, absolutamente necessário em muitas situações, oferece aventura, como trilhas, cavernas, grutas, visitas a locais inóspitos ou topograficamente perigosos. De suma importância para o patrimônio histórico e cultural, sua presença também é garantida quando o assunto é informação e entretenimento. Muitos desenvolvem uma “personalidade oral” que encanta àqueles que desfrutam desses passeios culturais ou de aventura, sendo uma rica fonte de conteúdo acerca da apresentação e atividade proposta.


guia turístico com grupo dentro da mata

EDUCADOR/MEDIADOR:


O educador, por sua vez, atua na construção do conhecimento que se dá de dentro para fora, privilegiando a autonomia do indivíduo, criando conexões com sua vida cotidiana.


Apesar de ser uma expressão comumente atribuída aos educadores em instituições culturais, na verdade, a palavra mediador exprime a técnica utilizada, a estratégia de abordagem e de criação de vínculos entre obra e espectador. Lembrando que nesse exemplo, estamos relacionando o conceito de mediação às exposições, pois temos outras aplicações à essa denominação.


educador Silvio Ariente em formação com grupo de educadores do Sesc

Em resumo, as diferenças entre um monitor,guia e um educador estão relacionadas principalmente ao seu papel, ao ambiente em que trabalham, ao público-alvo e aos objetivos de suas atividades. Cada um desempenha uma função valiosa em sua área específica, contribuindo para experiências únicas e educativas em contextos distintos. *** A Esthesis - Consultoria EduCultural, é composta por EDUCADORES/MEDIADORES, por ser uma empresa com foco em mediação e formação em ARTE e CULTURA.





 
 
 

Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.

©2023 por Esthesis - Consultoria EduCultural. Todos os direitos reservados.

bottom of page